Apresentação

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade do Estado de Minas Gerias, NIT-UEMG, foi instituído conforme a Lei nº10.973/04 (Lei da Inovação), Decreto nº5.563/05 e formalizado através das Resoluções nº239 e nº240 (Criação e Regimento Interno, respectivamente) ambas aprovadas pelo Conselho Universitário da UEMG em 2011.

Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, atua no apoio à comunidade acadêmica e científica, através de orientação e elaboração de documentos necessários para a proteção legal das criações desenvolvidas na Universidade, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual – INPI. Realiza atividades de pesquisas de informações tecnológicas, no intuito de sensibilizar, avaliar e contribuir para o desenvolvimento de pesquisas de docentes e discentes da instituição.

O NIT-UEMG atua também no acompanhamento dos processos depositados junto ao INPI, além de prestar assessoria jurídica especializada para emissão de pareceres e avaliações na área de Direito Autoral e de Propriedade Industrial, e para elaboração de contratos de transferência, licenciamento e cessão de direitos de propriedade intelectual.

Tem por objetivos, implementar, sedimentar, conduzir e zelar pela política institucional relativa à Propriedade Intelectual; disseminar e fortalecer a cultura da propriedade intelectual, inovação e empreendedorismo no âmbito da UEMG; estimular e facilitar a transferência de tecnologias da Universidade para a sociedade; identificar e apoiar cooperação entre a universidade, empresas e governo para promoção da inovação.

Contato:
NIT/UEMG
Av. Presidente Antônio Carlos, 7545 – Hall
Bairro São Luis – CEP 31.270-010 Belo Horizonte/MG
Telefone: (31) 3439-6534 / e-mail: nit@uemg.br