ABPI lança atualização de estudo de propriedade intelectual

Programado para ser lançado durante o Congresso de 2019, a publicação traz novas reflexões, inclusive sobre o cenário digital

A inovação no Brasil ainda está envolta em desafios. Comparado a outras nações, o país promove pouco ações de inovação e geração de conhecimento científico, caindo, em 2019, duas posições no ranking da Global Innovation Index, saindo da 64ª para a 66ª posição dentre 129 países listados. Uma das grandes problemáticas a serem enfrentadas no âmbito social e na economia é estabelecer uma agenda contínua de promoção de inovação e aumento de produtividade nas esferas pública e privada, alinhando as necessidades da produção a novos cenários, inclusive da era digital.

Refletindo sobre este ambiente, a Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI) encomendou uma atualização do estudo econômico realizado pelo conselheiro do Fórum do Futuro e professor da UNICAMP, Antônio Márcio Buainain em parceria com Roney Fraga Souza (FEUFMT). A obra “Propriedade Intelectual e Desenvolvimento no Brasil“, disponível para download no site do Fórum do Futuro, trata-se de uma reedição ampliada do documento, apresentado no XXVIII Congresso da ABPI, no ano passado.

“A atualização estatística confirma as grandes linhas que caracterizam a trajetória recente do Brasil, como o atraso na área de inovação, o descompasso em relação aos países mais avançados, a crescente importância das exportações de commodities e o definhamento da indústria, e indica a necessidade urgente de reformas estruturais e políticas consistentes para reverter a esta tendência negativa”, explica Buainain.

“Propriedade Intelectual e Desenvolvimento no Brasil” é a continuação da série de estudos sobre Propriedade Intelectual encomendado pela ABPI a economistas conceituados. Possui prefácio de Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente da FAPESP e apresentação do diretor-editor da ABPI, Marcio Merkl.

Clique aqui para o download do livro.

 

Fonte: Fórum do Futuro.

NIT - Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia | UEMG

nit@uemg.br

Av. Presidente Antônio Carlos, 7.545 - Hall, São Luís - Pampulha - cep: 31270-010 - Belo Horizonte/MG - tel: +55 (31) 3439-6534