Dia Mundial da PI de 2019 celebra o esporte

Com o tema “Alcançar o Ouro: PI e Esporte”, o Dia Mundial da Propriedade Intelectual de 2019 será celebrado no dia 26 de abril em todo o mundo. Como parte das comemorações, o INPI, o escritório Regional da OMPI no Brasil e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)  irão promover o “Ciclo de Debates: PI e Esporte”. O evento  acontecerá na sede do escritório da OMPI no Rio de Janeiro.  As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.

Confira a programação completaFaça sua inscrição.

O ciclo de debates terá duas mesas redondas: na parte da manhã, será abordada a importância de uma estratégia de PI para o desenvolvimento esportivo; à tarde, o esporte será analisado como ferramenta para o desenvolvimento social. Também será apresentado um estudo de caso sobre as Copas do Mundo de 2014 e 2018.

Entre os palestrantes confirmados estão a medalhista olímpica de vôlei Ana Moser; o vice presidente da NBA na América Latina, Sergio Perrelho; o organizador executivo dos Jogos dos Povos Indígenas, Carlos Justino Terena; e a gerente executiva do Instituto Ayrton Senna, Samira Miguel.

Ainda pelas comemorações do Dia Mundial da PI, acontecerá a terceira edição de debates promovida pelo Parque Tecnológico da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), das 9h às 12h do dia 18 de abril, na Cidade Universitária. Participarão do encontro representantes da Ambev, General Eletric, Eagle, Instituto Reação e INPI. Faça a sua inscrição.

Propriedade Intelectual e esportes

A campanha do Dia Mundial da PI de 2019 tem como objetivo explorar como a inovação, a criatividade e os direitos de PI encorajam, protegem e apoiam o desenvolvimento do esporte em todo o mundo.

Os esportes se tornaram uma indústria global multibilionária, gerando investimentos, como em instalações de estádios modernos e redes de transmissão de alta tecnologia, empregando milhões de pessoas e entretendo muitas outras.

As relações comerciais baseadas em direitos de propriedade intelectual ajudam a garantir o valor econômico dos esportes, estimulando o crescimento dessa indústria, permitindo que as organizações esportivas financiem eventos em escala mundial e tenham meios para promover o desenvolvimento esportivo nas bases.

O Dia Mundial da PI desse ano é uma oportunidade para celebrar os heróis do esporte e todas as pessoas ao redor do mundo que estão inovando nos bastidores para impulsionar o desempenho esportivo, utilizando-se desde patentes, design e marcas, até contratos de patrocínio, robótica, inteligência artificial e direitos de transmissão.

Com informações da OMPI

Fonte: Site INPI – Disponível em: <http://www.inpi.gov.br/noticias/dia-da-pi-de-2019-celebra-o-esporte/view>;